sábado, 23 de agosto de 2008

A essencia da Felicidade


Entre uma benção de Deus, e o apagar de uma chama, uma lição ficou; O de viver a vida da melhor maneira possivel, viver de acordo com a nossa consciência, crenças, desições e opções. É a melhor forma, ou a receita recomendada para sermos felizes neste mundo. Passamos a nossa vida em busca da felicidade, uns conseguem, outros tentam, e os infelizes não o conseguem de todo, mas porque esse desfecho é tão diferente. Meu caso por exemplo, não sei, porque ainda não o atinge na plenitude, ou sera que o meu jeito “politicamente” correcto não me permite ser o verdadeiro Malam? Pode até ser, mas no fundo o que me impede de ser feliz, tem nome: A Covardia! Sim, a covardia, porque tenho medo de ser feliz, medo de ir a procura da minha verdadeira essencia. Estou mudar, porque fundo já não sou o mesmo, (Herson tinhas razão, tive que mudar) a mente esta mais focada, mais resistente as distrações. Tenho reagido de uma forma diferente a uma seríe de acontecimento, muitos das minhas crenças foram iremediavelmente abalados, mas não é isso que me preecupa, o que me angustiou, foi a forma que os adoptei, e os considerei inabalaveis, essas crenças mas pessoas, e dogmas que me levaram, a atitudes no minino digmas de um manoquista. Tem principios que funcioman apenas no papel, melhor dizendo soam melhor quando faladas, do que praticadas. Mudei é certo, mas isso não significa que va transformar a minha vida radicalmente, as mudanças são graduais, e levam o seu tempo, agora sei onde estão os erros, tanto em mim como nas pessoas, sei onde estão as influências negativas, estou e estarei mais atento as armadilhas, aprendi da pior forma a reconhece-los de longe. Algum dos meus erros foram feito estupidamente, porque de uma estranha e quase incompreensivel temei em não aprender com os erros, não quero mais ser a “tabua” de salvação para ninguém, não posso continuar a selo, porque se não afundarei com o peso. São varias as coisas que aconteçem hoje em dia, voçe passa o tempo a questionar a sua má sorte, reclamando da vida dificil que levas, das tuas intenperies, não vês onde estão os teus erros e pontos fracos, apenas estas focado, na destreza, na sorte, e o sucesso dos outros. No meio de tudo isso, esqueçes de algo mais importante: A tua vida, levas uma vida de stress, não reparas que o tempo, as oportunidades, e até a propria vida vão passando, do nada passas do jovem promesa com futuro brilhante, a um frustado barrigudo, careca e bêbado, enfim a caracteristica completa de um falhado infeliz, os anos passaram por ti como um cometa desvogernado, no emprego, continuas com as mesmas funções, fostes ultrapassado por jovens que podiam ser teu filho, jovens que por não terem duvidas, arriscaram, e atingiram os seus objectivos, enquanto tu tivestes duvidas, e não correstes os mesmos riscos, vais desculpando os teus falhanços um apos outro com; “ A proxima promoção é minha dizes… no fundo sabes que aquela promoção era a change de uma vida, que não voltara a acontecer, ficas decepcionado pensas: “O amanha me pertence” dizes… sabes que isso é apenas uma fabula inventada por um outro fracassado. A tua vida esta dificil, tornou-se numa triste rotina, de casa para o trabalho, do trabalho directo para as cervejas, aos poucos deixastes de ser aquele marido, de sonho, e pai exemplar para ser um homem violento, e um pai mal-humurado. Enfim uma presença a evitar por parte dos familiares e amigos. Estando no leito da morte, voçe se apercebe da tragedia que foi a tua patética e miserável vida, não tivestes momentos felizes, a não ser é claro quando eras um bébé no colo da santa mãezinha, estas preso a uma cama, depremido, e entregue a ataque dos espiritos maligmos, que te atacam sem treguas, queres voltar atras no tempo, fazer as coisas de uma forma diferente, infelizmente não dá, esse poder somente a Deus pertence, por falar em todo-poderoso, imploras por um fim rapido, queres morrer para não ter que sofrer mais, tornaste num empecilho para todos, é esse a suprema humilhação, fechas os olhos e te lembras como eras a 40 anos atras, chamas por ele, mas ele não te ouve, ele não existe mais, a verdade é crua e dolorosa, as tuas previções falharam, não fostes “The One” mas apenas mais um falhado entre milhões, finalmente Deus é mesiricórdio contigo… então o ultimo suspiro… a morte, partistes, durante um ou dois dias respeito a tua alma, mas é só isso, o mundo não vai parar por ti, o “Amanha” pertence ao proximo Bill Gates, para esse sim, o mundo vai parar e aplaudir, e de ti quem se vai lembrar? Ninguém! Na tua lapide diz: “Aqui jaz um querido marido e pai de familia” Quando no fundo o que eles queriam escrever era: “Aqui jaz um falhado e miseravel, tanto como marido como pai”.
Ou desistimos da vida, ou vamos a luta, e realizamos os nossos sonhos, que no fim das contas se traduz em ser feliz. Tu és feliz? Eu ainda não o sou de todo, mas é o meu objectivo supremo, sou um escravo desse sonho que é ser feliz, ainda assim um escravo sorridente.
E la vou eu…

4 comentários:

Anónimo disse...

Como pode ser gostar de alguém
E esse tal alguém não ser seu
Fico desejando nós gastando o mar
Pôr-do-sol, postal, mais ninguém

Peço tanto a Deus
Para lhe esquecer
Mas só de pedir me lembro
Minha linda flor
Meu jasmim será
Meus melhores beijos serão seus

Sinto que você é ligado a mim
Sempre que estou indo, volto atrás
Estou entregue a ponto de estar sempre só
Esperando um sim ou nunca mais

É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer

Sinto absoluto o dom de existir,
Não há solidão, nem pena
Nessa doação, milagres do amor
Sinto uma extensão divina

É tanta graça lá fora passa
O tempo sem você
Mas pode sim
Ser sim amado e tudo acontecer
Quero dançar com você
Dançar com você
Quero dançar com você
Dançar com você

Amado
Vanessa Da Mata
Composição: Vanessa da Mata

Anónimo disse...

Meu querido irmão de coração...malonys, vc simplesmente existe pra nos fazer refletir ainda que isso seja mero cansaço mental mas vc nos coloca sempre em frente de tal situação e nos faça rever td que ainda nos corroi por dentro, me identifico com cada palavra que esvreveu nessas alineas, e farei dela uma lição de vida e te confesso que fiquei emocionada mas a minha vida tomará uma guinada e me reerguirei novamente, um amor falhado não podia ser amor verdadeiro pois se fosse não falharia...te adoro por isso e por outras q só vc me entende...Seja sempre assim e não deseje nada que não seja isso, INTELCTUAL!
BJÃO...sabes quem sou! sua irmã de coração!

Marco Silva disse...

Fico contente e triste ao mesmo tempo meu amigo
Contente por perceber que te estás a aperceber do que te rodeia, e bem, estás a crescer…
Fico triste porque é um pouco dessa tua “personal magic” de um rapazito cheio de sonhos que se desvanece!
Acho que a dureza da percepção do que realmente estás a viver, ainda não te deixa ver claramente o que se passa e exageras tanto para mal como para bem!
Ou seja, sim é verdade é um mundo fo**** , mas não creio que seja por isso que deves deixar de sonhar ou de acreditar em todas as coisas que outrora acreditas-te serem o "supra sumo da verdade". Talvez acreditar de uma forma diferente ou mais cuidada…
Sobre o jovem promissor... “been there, than that” sou eu… alias isso é coisa que tu mesmo dizes… e sim já vi pessoas mais novas passarem por mim.. algumas ou por melhor capacidade, sim admito, mas outras também por mais “bajular” o chefe, injusto?!? Sim. Incorrecto? Talvez. A única coisa de que nos podemos arrepender é de não ter bajulado mais do que ou outro.. lol
Mas tens a tua consciência limpa! E isso ajuda-te a dormir melhor.

E estás então gordo e ultrapassado.. mas podes sempre inscrever-te no ginásio, e perder barriga, podes sempre tentar fazer algo diferente para chegares lá mais longe… o futuro é teu não podes é entregar o jogo quando ainda só vai na primeira parte, só acaba quando a senhora gorda canta :)
E nem todos podemos ser o tio Bill é verdade, acho que exiges demasiado se quiseres chegar lá onde ele esteve, mas é bom teres objectivos de perseguir algo melhor, por um pouco banal que seja… quando chegares aos 80 anos espero que te sintas realizado.
No final não importa se namoraste com a Gisele Bundchen mas sim a qualidade de amor e partilha que consegues tirar da relação que tiveres… seja com a filha da vizinha da rua de trás ou com a Gisele (obvio que se for com a Gisele tens muitos mais amigos)
E independentemente de quão simples, vulgar, ate diria insignificante, que possas achar que a tua vida foi… foi o melhor que conseguiste tirar dela… e conhecendo como te conheço acredito que não será insignificante, nem vulgar…
Na lapide dirá “Aqui jaz um querido marido e pai de família e amigo um entre muitos é verdade mas singularmente especial á sua maneira e com um coração muito grande”
E digam o que disserem.. isso é uma lapide do caraças :oP
O que lá vai dizer só tu podes alterar conforme as escolhas que fazes… não as deixes de fazer por parares hoje de acreditar em ti ou onde podes chegar!

Aquele abraço

Marco Silva disse...

simplificando:
"the precuit of happyness"

will smith
personagem Christopher Gardner:
"It was right then that I started thinking about Thomas Jefferson on the Declaration of Independence and the part about our right to life, liberty, and the pursuit of happiness. And I remember thinking how did he know to put the pursuit part in there? That maybe happiness is something that we can only pursue and maybe we can actually never have it. No matter what. How did he know that?"

Tradução

Foi logo depois que eu comecei a pensar Thomas Jefferson e sobre a Declaração de Independência e na parte sobre o nosso direito à vida, liberdade, e à busca da felicidade. E lembro-me pensar como ele sabia que tinha de colocar do lado a "busca"? Isso talvez signifique que a felicidade é algo que só poderemos perseguir e talvez nunca possamos realmente tê-la. Não importa o quê. Como ele sabe disso?


é uma questão de procura e não de realmente encontrar ;)