segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A ELÊGANCIA DO COMPORTAMENTO


Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: A ELÊNGANCIA DO COMPORTAMENTO. É um dom que vai muito além do uso correto dos detalhes e que abrange bem mais do que dizer um símples obrigado diante de uma gentileza. É a elêngancia que nos acompanha da priemira hora da manha até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto, é uma elegância desobrigada. É possivel detectá-lo nas pessoas que elogiam mais que criticam. Nas pessoas que escutam mais que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia. É possivel detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se derigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humiliar os outros. É possivel detectá-la em pessoas pontuais.


Elegante é quem demonstra interrese por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda á secretária que pergunte antes quem esta falando e só depois manda dizer se atende. Oferecer flores é sempre elegante. É elegante não ficar espaçoso demais. É elangante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elagante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural atravéz da observação, mas tentar imitá-lo é improdutivo. A saida é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu (BRUTO), que acha que “ com amigo não que ter estas frescuras” (Educação). Se os amigos não merecem certas cordialidades, os inimigos é que não irão desfrutá-la. Educação enferruja por falta de uso.
E, detalhe: não é frescura. É a elengância do comportamento...
Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa

Em homenagem ao CPJC ( Cara Pálída, Juntos estamos Chegando Lá)
Desejamos lembrar que 2011 será o ano internacional das “Florestas” encerrando a década da “Alfabetização: Educação para todos”. Por estas e outras, nosso grito de guerra para 2011 é: Obrigado a tudo e a todos, pela oportunidade de eu estar aqui!!!”
Atenção: “Não conseguimos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa, sem clarearmos o nosso próprio.” Ben Sweetland

Sem comentários: